top of page

4 tipos de porcelanato: quando usar cada um deles?


O porcelanato encanta designers e arquitetos com sua durabilidade, beleza e diversidade. A grande variedade de tamanhos e classificações de uso possibilita a aplicação em qualquer tipo de projeto. Como existe uma infinidade de opções, a principal dúvida no momento da escolha é: como escolher o porcelanato correto para seu projeto? A Revesttir te explica a diferença e em quais espaços eles podem ser utilizados!

Piso Nature BW – Portinari

Principais tipos de porcelanato

Polido: acabamento em high gloss, para os projetos que buscam sofisticação do alto brilho, pode ser utilizado em áreas internas.

Acetinado: toque suave e brilho sutil, ideal para quem procura praticidade e conceito contemporâneo, também pode ser utilizado somente em áreas internas.

Natural: ideal para toda a casa, incluindo sacadas e varandas cobertas.

Hard: indicado para áreas externas e descobertas, inclusive ao redor de piscinas.

Vale lembrar que mesmo com estas classificações é comum que as nomenclaturas mudem conforme o fabricante. As recomendações de uso de cada tipo, contudo, permanecem as mesmas.

Porcelanato Polido

Graças ao seu acabamento alto brilho, o porcelanato polido é o desejo de muitas pessoas. Peças com efeito marmorizado costumam apresentar este acabamento, como é o caso das linhas Onice e Ópera da Portinari. Pisos polidos podem ser utilizados em salas, cozinhas e quartos, mas não são recomendados para áreas molhadas, uma vez que a finalização polida também deixa esse tipo de piso mais escorregadio.

Piso Onice AL - Portinari

Porcelanato Acetinado

Se o efeito alto brilho do porcelanato polido não é algo que te encanta, aposte no efeito acetinado! O esmalte aplicado nas peças resulta em pisos foscos ou de brilho sutil, como é o caso desse ambiente que utiliza o revestimento Loft da Portinari!

Piso Loft BK - Portinari

Comparado com os pisos polidos, os acetinados não mancham com facilidade e podem ser aplicados em espaços de maior tráfego, como em garagens. A Cerâmica Portinari ainda oferece o acabamento Satin, que serve como um meio termo entre o polido e o acetinado, perfeito para quem busca um revestimento suave e delicado para seu projeto.

Porcelanato Natural

Um dos mais democráticos, os porcelanatos naturais não recebem nenhum tipo de polimento, o que permite seu uso em áreas molhadas e externas cobertas. Eles costumam exibir alguma textura, muitos tendo acabamento levemente antiderrapante. Uma opção é a linha Backstage da Portinari!

Piso Backstage DGR - Portinari

Porcelanato Hard

Áreas externas pedem pisos resistentes e antiderrapantes, especialmente para escadas ou áreas molhadas como o entorno de piscinas. Pisos da linha Hard/Strut da Portinari são pensados especificamente estes usos, podendo ainda ser utilizados em ambientes internos em espaços como banheiros e áreas de serviço.

Piso Alameda - Portinari

E o que quer dizer “porcelanato esmaltado”?

Mais que uma categoria, dizer que um porcelanato é esmaltado nos informa sobre sua resistência à agua e a abrasão. A cobertura de esmalte baixa a absorção de água para 0,5% ou menos, além de conferir brilho à peça. Boa parte das peças da Portinari são esmaltadas ou oferecem opções esmaltadas. Porcelanatos esmaltados estão entre os mais utilizados atualmente, graças à fácil manutenção e grande variedade de estampas e acabamentos.

Agora que você conhece os diferentes tipos de porcelanato do mercado, que tal escolher um deles para seu projeto? Visite nossa loja para conhecer mais produtos Revesttir!


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page