5 dicas valiosas para evitar o estresse durante sua obra.
Seja por vontade ou por necessidade, muita gente tem calafrios só de pensar em começar a reforma da casa. Realmente, são muitos detalhes para quem está fazendo esse processo pela primeira vez, mas a boa notícia é que alguns passos simples podem fazer toda a diferença para minimizar problemas e frustrações durante o processo.
Reunimos, neste post, 5 dicas indispensáveis para evitar grandes dores de cabeça e não extrapolar os gastos e prazos na hora de colocar a mão na massa, confira:
1. Planeje todos os detalhes
Essa é a hora de sonhar. Pense nos cômodos que gostaria de reformar, o que gostaria de mudar, suas novas necessidades, objetivos e desejos. Talvez, você precise de um escritório ou de mais conforto em determinada área da casa, não importa: coloque tudo no papel e aproveite para definir, ao longo do seu planejamento, uma lista de prioridades.
Avalie se será necessário guardar móveis e objetos e até mesmo se precisará providenciar um local para ficar por algum período. Segure a ansiedade e não faça nenhuma compra ainda. Você vai ver que essas atitudes são fundamentais para economizar o seu tempo e dinheiro.
2. Defina o orçamento da reforma da casa
Tendo realizado a primeira etapa do planejamento, é chegada a hora de começar a organizar os futuros investimentos. Quanto você tem para gastar? Seja realista e sempre pense na necessidade de reservas para as indesejáveis surpresas.
Use a lista de prioridades que você criou anteriormente, avaliando o que realmente precisa e o que consegue realizar no momento. Tenha sua meta de gastos clara e evite sair dela para não estourar o orçamento.
3. Procure um profissional no início
Inclua no seu orçamento a contratação de bons profissionais. Você já deve ter ouvido que o barato sai caro, então se a reforma não for algo realmente muito simples, evite abrir mão de ter um especialista ao seu lado nesse momento. O investimento vai garantir que o projeto seja executado de acordo com o planejamento.
Dependendo do tamanho da sua obra você vai precisar de profissionais de arquitetura, engenharia ou dos dois. É importante procurá-los com antecedência para que estudem suas necessidades e possam ter um prazo razoável para apresentar soluções por meio de um projeto criado exclusivamente para o seu caso.
Um profissional competente vai acompanhar a reforma da casa do começo ao fim, ajudando o cliente a estimar prazos, custos, indicando profissionais de mão de obra, materiais a serem utilizados e, claro, diminuindo muito o estresse que tudo isso pode gerar.
4. Invista em materiais de qualidade
Para realizar uma reforma de qualidade, além da mão de obra, é necessário investir em materiais de qualidade. Procure entender a diferença dos materiais, e qual se encaixa melhor na sua necessidade, existem lojas especificas e com atendimento técnico para auxilia-lo.
Não esqueça !
Planejar, orçar e contratar um bom profissional são passos fundamentais para investir em produtos de qualidade e bom preço.
Para evitar compras impulsivas e desnecessárias é preciso saber exatamente o que comprar e quanto comprar. Realizando o cálculo da quantidade de material que você vai precisar (tinta, telhas, tijolos, pisos etc.) de acordo com a área disponível o desperdício será mínimo, não esqueca de incluir os 10% de perda, principalmente nos revestimentos.
5. Fique atento às adversidades
Mesmo seguindo todas as dicas, é normal que algumas situações saiam do previsto. É difícil estipular um prazo exato para a finalização da reforma, pois tudo vai depender da disponibilidade de materiais, mão de obra, prazo de fornecedores e até mesmo problemas que não estavam aparentes quando tudo começou.
Tenha paciência e sempre planeje para evitar ao máximo os sustos e contratempos. Esperamos que, com as nossas dicas, você possa começar a reforma da casa com o pé direito! Não deixe de compartilhar suas dúvidas ou sugestões aqui nos comentários.
Loja Revesttir - Rua Fernando Simas 598 Tel 41 3209 9592