Revestimentos 3D adicionam estilo e movimento aos ambientes
Em alta na arquitetura e na decoração, o revestimento 3D, técnica de revestimento para parede texturizada, é uma ótima opção para inserir contemporaneidade, beleza e movimento aos espaços. As placas de revestimento 3D, ou seja, tridimensionais, são ideais para ambientes internos e externos e dão destaque para a parede na qual se localizam, justamente por oferecerem profundidade ao olhar de moradores e visitantes.
Foto: Carolina Tessaroli Brandl
Fruto da tecnologia, o painel decorativo tridimensional, em alto ou baixo relevo, está disponível no mercado em materiais diversos, como gesso, porcelanato, cimento, alumínio, PVC, PET, e até mesmo fibras vegetais, a citar o bambu e a cana-de-açúcar. Além disso, pode ser encontrado em vários formatos, tamanhos e tipos de volumetrias. Portanto, esse tipo de revestimento para parede é perfeito para qualquer projeto, desde que se atente às particularidades de cada material e ambiente. Confira, abaixo, a opinião profissional da arquiteta Ana Johns, responsável pelo belo projeto das fotos.
Em quais ambientes se pode utilizar o revestimento 3D para parede?
Como existem diversas “versões” do revestimento 3D, eu diria que uma das únicas restrições seria em relação ao material e não ao revestimento em si. As peças cimentícias podem ser usadas em salas, varandas, quartos. Já para cozinhas, banheiros e áreas externas é interessante que o produto seja resistente à água, portanto, o painel 3D em porcelanato é mais indicado.
Foto: Carolina Tessaroli Brandl
Quais características o painel 3D oferece ao ambiente em que se insere?
Por ser uma peça de destaque, além da sofisticação e do aspecto moderno da técnica, ela também adiciona movimento e oferece ânimo ao espaço. Portanto, é muito mais interessante do que somente pintar a parede, por exemplo.
Existem cuidados particulares à placa de parede 3D?
Esses revestimentos são altamente resistentes. Eu diria que o cuidado seria apenas com a limpeza, que deve ser específica para cada material, e para a instalação, que deve ser feita por profissionais para que não se altere o aspecto do painel.
Foto: Carolina Tessaroli Brandl
Há alguma regra de combinação com o piso?
Não. É interessante apontar que dependendo da matéria prima o revestimento para a parede pode ser pintado para compor o ambiente da forma que o arquiteto, designer, e o proprietário considerem melhor. O que vale é a imaginação na hora de compor o espaço.
Foto: Carolina Tessaroli Brandl
E com o restante da decoração?
Pelo fato de o painel em si já ser uma peça que ressalta aos olhos, eu indico que o restante da decoração não seja exagerada. Desse modo não se “rouba” a atenção que deve ser dada ao revestimento, e também não se polui o ambiente, tornando-o cansativo e “poluído”.
A arquiteta Ana Johns. Foto: Raquel Lima
Agora que você conhece os diferentes tipos de revestimento 3D do mercado, que tal escolher um deles para seu projeto? Visite nossa loja para conhecer mais produtos Revesttir!